sábado, janeiro 16, 2010

Ai de ti, Haiti


Há coisas que não se entendem nesta catástrofe do Haiti.
Porque razão é que as consequências do sismo só se fizeram sentir nesta parte da ilha e nada parece ter acontecido na outra?
Porque razão não se arranjou processo de estabelecer uma ponte aérea que levasse mantimentos e outros equipamentos de emergência para lá e trouxesse no regresso feridos para um país da região onde fosse disponibilizada assistência médica adequada?
Estou a lembrar-me que Cuba que se situa bem perto e dispõe duns magníficos serviços médicos. Pode não ter a capacidade em medicamentos e em dinheiro para cobrir os custos duma operação deste género, mas aí entraria a comunidade internacional.
Mas se Cuba não tem, têm os Estados Unidos, que também são ali ao lado.
Levar hospitais de campanha para um local onde nem ainda os mortos foram enterrados, nem existe água potável em condições de poder ser utilizada sem risco de contaminação, não me parece a melhor solução.
O risco de morrerem pessoas com pernas e braços partidos só por falta de assistência deixa-me perplexo, num mundo onde já tudo parecia possível e ao alcance da nossa mão.
Sabemos agora o quanto somos frágeis e dependentes.
Por outro lado é curioso verificar que a única forma do mundo se unir é para matar ou para acudir a catástrofes deste tipo.
Pelas imagens que nos chegam, as pessoas nem tempo tiveram para chorar os seus mortos. Têm que pensar na sua própria sobrevivência e é vê-las a saltarem por cima umas das outras, roubando os parcos meios alimentares que vão chegando e que estão a ser distribuídos pelas agências humanitárias no terreno.
Raio de mundo este em que vivemos.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger platero said...

coisa estranha também é o aparato bélico que os americanos empenham na operação:

- Porta-aviões de capacidade louca de combate
- Um Submarino atómico

o que é que isto significa?

18/1/10 18:47  
Blogger JR said...

Não faço ideia, mas um porta aviões pode ser utilizado como pista alternativa, sobretudo para helis e muito provavelmente como controlo do espaço aéreo para aterragem e descolagem de aviões no Haiti, com ajuda humanitária.
Nunca se sabe porém se esta situação de algum descontrolo não poderá servir para actuações bélicas dos extremistas islâmicos.
Os EU não arriscam.
Não os censuro.

18/1/10 22:08  

Enviar um comentário

<< Home