domingo, maio 31, 2009

A Onda dos Chats

Primeiro os Blogues, os My Space, depois os Hi5 e agora os FaceBook. Não sei se há mais algum site deste género na Net mas estou em crer que se não há, irá haver rapidamente.
Os primeiros mais dados à escrita, à partilha de ideias e de talentos, porque não? Os outros à troca de fotos, de contactos, à partilha de memórias comuns.
Este último, um sucesso! Uma ocupação de gente importante sem nada de mais útil para fazer!
De qualquer forma, um local de encontro muito usado e que tem servido para juntar gente separada geograficamente mas unida por recordações, por saudade, por desejo de convívio.
Alguns destes locais na Net unem discursos actuais com imagens velhas e discursos velhos com imagens actuais.
Todos estes locais relembram a necessidade das pessoas falarem umas com as outras, tantas vezes esquecida nas relações familiares, laborais e até lúdicas.
As conversas de café, os convívios de bisca lambida ou de bridge, os sussurros de almofada, praticamente não existem, sendo substituídos por telenovelas, pelo ginásio e por escapadelas que mal dão para tirar a roupa e tomar banho.
O convívio virtual tem vindo a substituir o real com a vantagem de disfarçar rugas, de ganhar tempo nas respostas, de fabricar emoções e sobretudo evitar o sobressalto da perda.
Ganham-se amigos virtuais na razão directa dos reais que se perdem.
Os tímidos tornam-se atrevidos e os atrevidos têm margem de manobra para actuar.
Os Chats tornaram-se, pois, os únicos espaços de partilha para muita gente que não tem tempo, jeito nem gosto por fazer amigos reais, que chorem ou riam com as suas amarguras ou alegrias.
Aqui, tudo é faz-de-conta! A sério!

Etiquetas: