sexta-feira, dezembro 12, 2008

Cravos Desbotados


Hoje recebi, por mail, um vídeo de um inquérito de rua sobre a história mais recente deste país.
Senti-me corar dos pés à cabeça com vergonha da quase totalidade das respostas a perguntas sobre factos e entidades.
Atingimos um ponto de analfabetismo histórico e político nunca antes imaginado. É de facto uma tristeza convivermos com esta falta de memória colectiva. E é preocupante em termos de futuro na medida em que demonstra a falta de interesse por aquilo que nos ergue como povo e como nação há já quase um milénio.
É quase insultuoso para as famílias daqueles que pagaram com a vida a resistência à ditadura salazarista, ouvirem algumas das respostas.
Defendo de há muito que as escolas de hoje, em oposição a alguns opinadores saudosistas, são melhores por razões de ordem vária: os alunos estão na escola com prazer, os professores estão mais bem apetrechados tecnicamente para ensinar, os conteúdos programáticos não apelam tanto à memória, existe uma diversidade de meios de apoio tecnológico ao ensino que o torna mais apelativo e a aprendizagem mais amigável.
Mas não lhes perdoo falhas desta natureza. Que não enquadrem historicamente os alunos e futuros cidadãos deste país. Que os não façam amar este país e ter orgulho na partilha dos seus valores como nação. E para isso teriam que ser exaltados os que deram rosto à liberdade que hoje podemos desfrutar e que ainda nos vai permitindo emitir este tipo de opiniões.
Os pilares da democracia deveriam ser a nova tabuada escolar, sabidos na ponta da língua de trás para a frente. Julgo que os professores entendem melhor isso hoje do que nunca.
Exaltem-se os famosos de Quarenta mas que não sejam esquecidos os generosos rebeldes de Setenta e Quatro.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Revolução da Palha e a Agricultura Selvagem

Como não tinha possibilidade de comentários no artigo acima, deixo mesmo aqui.
Li o livro e acho o conceito muito interessante. Sabe mais sobre o assunto?
Obrigado
Paulo Silva
biofactus@gmail.com
www.biofactus.com

12/12/08 22:50  

Enviar um comentário

<< Home