segunda-feira, novembro 03, 2008

"Eu tenho um sonho..."

Ainda não há muitos anos, numa viagem de instrução de cadetes, o Navio-Escola Sagres tocou um dos portos da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Entre os cadetes portugueses havia um negro que na companhia dos seus camaradas entrou num bar para tomar uma cerveja ou um refrigerante.
A resposta do barman não se fez esperar. O bar não tinha cervejas nem qualquer tipo de bebidas para o referido cadete. Os camaradas rebelaram-se e tiveram que sair em acelerado antes que a situação se tivesse tornado de todo feia.
É curioso verificar a evolução entretanto registada, já que amanhã aquele país, dono da guerra, pode ver-se na contingência de ter o seu primeiro presidente não-caucasiano.
Não sei se o Presidente Obama, no caso de ser o escolhido, terá uma vida fácil internamente, o que lhe poderá causar problemas sérios na busca de consensos nacionais para as graves decisões que terá que tomar a curto e médio prazos.
Os Estados Unidos já sofreram na pele a Guerra de Secessão que, em boa parte, teve que ver com a abolição da escravatura nos estados do norte contra a vontade dos estados do sul, onde a quase totalidade da mão-de-obra tinha aquela origem.
Até haver a possibilidade de eleição dum presidente afro-americano muito sangue foi derramado, muita dor sofrida.
Até há pouco tempo ainda era condição de adquirir a nacionalidade americana ser soldado voluntário para combater no Vietname, no Afeganistão ou no Iraque. Muitos destes terão morrido para que as suas famílias pudessem desfrutar de tal benesse.
O espectro da KKK ainda paira em muitas zonas do país e não vai ser fácil apagá-lo.
Desejo sinceramente que se Barack Obama for eleito seja capaz de concretizar as esperanças em si depositadas por uma grande maioria dos países do mundo.
Terá sido este o sonho de que falava Martin Luther King ?


“Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a …”

Etiquetas: