sábado, julho 12, 2008

O Pulo do Lobo


Encerramento oficial das férias de mar, já que as outras continuam. E para final, julgo que bem pode falar-se em apoteose.
Largámos dos All Garbs rumo a terras transtaganas, por percurso serrano, com passagem por Mértola e paragem em Moreanes, para degustar um almoço de cozido de grão, antecedido dumas fatias dum magnífico presunto de porco preto e dum queijo de Serpa que não lhe ficava atrás. Esta maneira de fazer o cozido é diferente daquela que é uso aqui por estas bandas alentejanas. Ali não leva abóbora nem feijão verde. De qualquer modo estava de encher o bandulho dum abade.
Comemos entre óleos sobre tela, gravuras a tinta-da-china e outras técnicas de pintura, representando obras de pintores variados de que guardo o nome do Malangatana e dum pintor Cubano, Gutierrez.
Não sendo capaz de emitir juízos de valor sobre as obras expostas, resta-me apenas dizer que gostaria de poder ter adquirido duas delas, se a minha capacidade financeira mo permitisse. Mas se assim fora, teria eventualmente escolhido outras noutro espaço qualquer, que mais me agradassem.
Mesmo assim, registo o facto de no fim do mundo e no meio de nenhures, ter encontrado um almoço de quatro estrelas, ornado de obras de arte.
Por indicação do dono do restaurante, fomos em busca de queijaria nas imediações do Pulo do Lobo, onde adquirimos quase dois quilos daquela preciosidade, que de Serpa tem o nome e que só se encontra fora dela, de boa qualidade.
Não resisti, mau grado a hora de “esturrina” a que lá chegámos, a dar uma olhada no Pulo do Lobo que só conhecia de ouvir falar.
De facto é um Guadiana diferente aquele que no Pulo do Lobo se esgueira entre as fragas rasgadas da serrania pela força das águas, ao longo de milénios.
Não sei se as barragens a montante lhe terão alterado o cinzel, mas deu para entender como a Natureza vai moldando a paisagem às suas necessidades e produzindo, também ela, as suas obras de arte.
A chegada fez-se pela tardinha, com muitas águas das pedras bebidas ao longo do extenso e esturricado itinerário escolhido.

Etiquetas: