segunda-feira, junho 23, 2008

Transportes Públicos de Passageiros

Estive ligado alguns anos aos transportes públicos colectivos de passageiros, onde me foi possibilitado contactar a realidade que ali se vivia.
Houve tempo em que acreditei que os transportes fluviais estavam bem à frente nas preferências do utilizador pela comodidade, pela frequência, pela rapidez e pela segurança. Alguns inquéritos apontavam nesse sentido.
Hoje, as coisas parece terem evoluído de forma diferente e foi com agradável surpresa que constatei a pontualidade, a cadência, o conforto e a segurança da Rede/Expressos, dos comboios suburbanos onde a pontualidade ronda os segundos, onde a comodidade é bastante aceitável e a informação aos passageiros foi tomada a sério, nas plataformas de embarque.
O terminal multimodal de Sete Rios, permite agregar os modos ferroviários – comboios e metropolitano – assim como os rodoviários da Rede/Expressos, estabelecendo entre eles ligações fáceis e extremamente úteis para quem chega à Capital vindo do interior do país ou tão somente das regiões suburbanas.
É bom que Lisboa esteja bem servida de transportes públicos tal como constatei, mas era bom que essa realidade não se ficasse só por ali e se estendesse a todo o país.

Etiquetas: