quarta-feira, maio 14, 2008

A Super-Moldagem

Imagem daqui


A moldagem pode ser um processo de reprodução de peças ou objectos que lhes garante a mesma forma, através do molde ou forma. Não garante no entanto que o objecto moldado tenha as mesmas características físico-químicas do original, dependendo do material utilizado para lhe dar a forma.
Pode ainda ser uma técnica de enxertia e poda de plantas que reproduz nelas a forma e mesmo a maioria das características da planta de enxerto.
A moldagem quando aplicada à sociedade pode dar como resultado claques do tipo futebolístico ou cliques políticas ou religiosas, reproduzindo comportamentos copiados de figurinos conhecidos ou pré-concebidos.
Em todas estas abordagens existe uma vontade de fazer igual ou tão parecido quanto possível. Padronizar, massificar são consequências de processos deste género.
A clonagem aparece nesta sequência como o fim para que tendem todas as moldagens, tornando a similitude completa, total.
Se a moldagem já levantava alguns problemas quando aplicada aos comportamentos, a clonagem veio levantar outros maiores e mais graves, ao acabar com a individualidade dos seres vivos, pois só a eles se aplica, tornando-os números dum universo monotonamente repetitivo.
Os seres vivos podem agora ser produzidos em linhas de montagem como se de objectos se tratasse.
As expectativas podem ser enormes em termos de qualidade do produto final, se a cópia ou molde for conseguido a partir dum original perfeito, tão mais perfeito quanto a possibilidade, já existente, de manipulação genética.
Mas, e em tudo há sempre um mas, quais serão os critérios de escolha no futuro se os seres vivos forem todos iguais? E os de beleza? E os comportamentais?
Irá haver apenas um clube, um partido, uma religião? Uma só doença? Todos do mesmo sexo? E qual? E os concursos de beleza? E os programas de televisão? E já agora, os vencimentos? Serão todos patrões ou todos empregados?
Ou, existirão linhas de montagem diferentes?

Haverão sempre uns mais iguais do que os outros!

Etiquetas: