domingo, maio 25, 2008

O Gangóleo


Eu costumava dizer que, para mim, os combustíveis nunca aumentavam de preço. Metia sempre 2000$00.
Só que com dez euros, hoje, pouco mais dou do que a volta ao quarteirão.
É para andar a pé! Faz bem à saúde! Só que não estou a ver muito bem o que acontecerá aos empresários a terem que pagar os combustíveis aos preços correntes?! Que saúde será a deles dentro em pouco tempo? Se já não estavam bem, como ficarão?
Pior do que isso, acho que a crise que daqui vai resultar apresenta contornos muito estranhos e em tudo semelhantes às que antecederam graves conturbações sociais no mundo, a que só a guerra pôs fim.
Se pensarmos um pouco, entende-se de alguma forma o que está a acontecer. Os países produtores de petróleo têm sido permanentemente atingidos por guerras fratricidas ou impostas do exterior, que os mantêm num estado de permanente insegurança e desassossego.
Dir-se-ia que aquilo que poderia e deveria ser um bem que a todos beneficiaria, acaba sendo como o sal de Sodoma e Gomorra, que a todos lançará nas chamas purificadoras.
Assim sendo, parece que arrastar os causadores e fazedores de guerras nesse lume infernal, acaba por ter o aroma de vitória e de vingança, para quem não tem nada a perder e poderá ter tudo a ganhar.
Há algum tempo manifestei aqui a estranheza de que a zona onde nasceram três das principais religiões da Humanidade nunca tenha tido sossego, sendo palco de instabilidade permanente ao longo de toda a sua História. Umas vezes por isto, outras por aquilo!
Faz-nos pensar que Deus talvez também tenha acções nas gasolineiras.

Etiquetas: