domingo, março 09, 2008

Magistério Cumprido e Comprido

Eu diria que a teimosia deste governo em relação ao ensino e à carreira docente, em particular, teve um efeito curioso e perverso. Conseguiu unir uma classe extremamente complicada e dividida, por razões que se prendem com imensos factores, dos quais há que destacar os diversos graus de ensino e respectivas formações profissionais para cada grupo específico – básico, secundário e superior. Igualmente a dispersão geográfica não ajuda a aglutinar esforços, coisa sempre explorada pelos vários governos.
Mas alguma vez havia de calhar e parece ter sido agora. Infelizmente por razões negativas, como de resto sempre acontece. As pessoas juntam-se quando está em risco a sua sobrevivência física (situações de guerra, calamidade natural) e/ou mental (assalto aos seus direitos e liberdades).
Foi bonito de se ver! Sem mobilização partidária, sindical ou religiosa, ninguém acreditaria ser possível juntar cerca duma centena de milhar de pessoas, saídas em defesa daquilo que entendem ser um atentado ao seu estatuto profissional, fechando escolas, deslocando professores e alunos, fazendo depender progressão nas carreiras de factores alheios ao processo ensino/aprendizagem e avaliação, que consideram inadequada.
As medidas intentadas por este governo em relação a esta classe profissional, fez renascer sentimentos corporativos. É preciso não esquecer que toda a gente tem direito à indignação.
E terá sido este o grande móbil da marcha demolidora de ideias fixas e iluminadas.
Temo que não obtenham o êxito esperado, mas acredito que a partir de agora, nada mais será igual.
As tentativas governamentais de desmobilizar esta marcha pela intimidação policial, e levar a ministra à RTP na véspera, com falas mansas a que não era estranho algum nervosismo emergente, fazem adivinhar o incómodo político que a mesma representou.
Em democracia há que saber ler nas entrelinhas e dialogar.
A educação merece um olhar diferente por ambas as partes, e exige diálogo. Mais do que contar espingardas, há que fazer pontaria para o alvo principal - os alunos.

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