quinta-feira, fevereiro 07, 2008

A Milheirinha

Imagem daqui

A Primavera já se anuncia pelas andorinhas, pelos abrolhos nas amendoeiras, cerejeiras e ameixeiras.
Estas temperaturas amenas estão a confundir a Natureza. As tarefas, a que me cometi, de poda do pomar e de tratamento preventivo contra hibernantes, estão terminadas e espero bem que dêem resultado.
As tarefas de jardinagem são poucas por enquanto, apenas apanha de ervas e guerra aos caracóis e lesmas, que já se fazem sentir, sobretudo na horta.
Nestas andanças tenho tido a companhia dum passarito pequeno de peito avermelhado que vai catando os bichinhos que vou descobrindo ao deservar. Chamo-lhe milheirinha, mas bem pode ser um pisco, cachapim ou uma felosa, tanto faz. Gosto do nome de milheirinha.
É um pássaro simpático, não muito comunicativo em termos sonoros mas, ainda assim, fazendo de tempos a tempos uns pequenos gorjeios.
Não sei se tem ninho nas redondezas, mas não me parece. Também não penso que ande emparelhado. A não ser que sejam dois e que se vão revezando na doce tarefa de me acompanhar nos trabalhos.
Ainda me há-de pousar na mão. Não tem medo, nem razões para isso.
Apraz-me a biodiversidade existente.Tenho que arranjar um classificador para plantas e animais e fazer um levantamento.
Na Guiné, o Ricardo, fez uma colecção dos insectos alados que nos sarrazinavam a vida e conseguiu juntar e classificar cerca de trezentos, que guardava religiosamente num móvel com gavetinhas, que mandara fazer. Havia-os de todas espécies e tamanhos. Até de descolagem vertical.
Em boa verdade, dariam uma óptima refeição para a minha companheira milheirinha.
As vantagens, entre outras, de morar perto do campo, de me dedicar a actividades de jardinagem e agrícolas, são também estas de que hoje me dou conta.
Ter um passarinho de papo vermelho ao lado e um tecto de azul celeste por cima.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o passaroco da imagem não é de facto uma milheirinha. Na minha parvónia chama-se Pisco.

Não interessa. Já conseguiu libertar-se da jornada estrume. Nada mau. Podia ter pedido ajuda.
sempre atirava umas forquilhadas prá machamba

9/2/08 22:37  
Blogger JR said...

Eu sei que se trata dum pisco. De resto, a imagem que fui buscar à Internet, trata-o como tal.Mas já lhe chamava milheirinha e achava que o nome lhe assentava melhor que um nome macho - pisco.
Agradeço o reparo e a disponibilidade para dar uma ajudinha na "tal", carota como o caraças.
abraço

10/2/08 13:39  

Enviar um comentário

<< Home