segunda-feira, outubro 22, 2007

Décimas sem mote, porque uma rosa é uma rosa, é uma...rosa

Já me perdi pelo mundo
Já nele me encontrei
Algumas vezes me cansei
Do muito que já vivi
E de tudo aquilo que vi
Resta-me agora pensar
A quem vou eu dar
Esta rosa que colhi
Que de entre todas escolhi
Para ver e para cheirar

Rosa bonita e cheirosa
Apesar dos teus espinhos
Alegras os caminhos
Enfeitas a minha prosa
Fácil e enganosa
Com teu intenso perfume
Acendes no peito o lume
Que te há-de um dia secar
Como a dor dentro do peito
Arderás do mesmo jeito
Até o odor se acabar

Tão frágil e singela
Que linda é esta flor
Tal e qual como o amor
Faz da menina, donzela
Pondo nos olhos dela
Do mar, o azul sereno
Do luar, o suave e o ameno
Um raio de luz e esperança
Fazendo da sua trança
Um voto de amor pleno

Rosa branca, rosa pura
Ou desmaiada tão só
Tenho no peito um nó
Que já há muito perdura
Feito de amor e ternura
Gostava de o desatar
Bastando para isso cheirar
Teu perfume, teu olor
Já sinto no peito o calor
Que um dia o há-de soltar

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bom trabalho

��e uma aventura bem sucedida
nesta �rea

abra�o

24/10/07 16:34  
Anonymous Anónimo said...

As rosas são como as mulheres, enquanto novas são bonitas e depois de muchas são velhas.
Será que não existe uma mãozinha da senhora professora na correcção das décimas ?
De qualquer modo estão muito românticas.
obs. No antepenultimo verso será olor ou odor.
xfonseca

25/10/07 13:47  
Blogger JR said...

A senhora professora diz que está murcha e não mucha e aconselha a consulta do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora - 5ª Edição, pag 1021 : olor, s.m. odor; aroma; fragrância; cheiro (Lat. olöre).
De qualquer forma, como o senhor bem sabe, o poeta tem a liberdade de inventar até as palavras, se necessário.
Abraço

25/10/07 14:28  
Anonymous Anónimo said...

não é preciso consultar o manual recomendado, basta o esclarecimento da filha da D. Flaminia.
xfonseca pede desculpa por duvidar.

29/10/07 13:41  

Enviar um comentário

<< Home