quinta-feira, outubro 11, 2007

Correr e persistir

A actividade física é óptima, mas às vezes paga-se um preço elevado.
Retomei, por conselho médico, uma velha prática minha, de há um par de anos, de correr ao fim da tarde. Fiz isso dois dias seguidos, intercalando a corrida com a marcha, depois meteu-se a abertura da caça, onde andei uns quantos quilómetros. Tive uns dias preenchidos com deslocações e trabalhos de jardinagem e só ontem retomei a corrida, depois de escarificar a relva.
Talvez tenha exagerado na duração da corrida, porque no final sentia-me muito cansado e com dor no diafragma, logo abaixo do esterno.
Após o banho e depois de medir a tensão, que estava boa, sentei-me a descansar um pouco. A dor mantinha-se e não tinha apetite, mas entendi que estava na hora de jantar e assim aconteceu. Jantei, mastiguei dois comprimidos de Aero-OM, porque julguei tratar-se de ar no estômago, resultado de dificuldades respiratórias durante a corrida.
A dor continuou e prolongou-se por toda a noite, não me dando descanso que tanto precisava. De manhã mantinha-se embora mais atenuada, e ainda a sinto mais de vinte e quatro horas sobre a corrida de ontem.
Durante a noite diagnostiquei-me úlcera de estômago, mais tarde pancreatite, por fim cancro do estômago activado pela intensa actividade física dos últimos dias. Uma coisa foi certa - a minha má disposição para tudo e para todos.
Ao sentir o dissipar da dor, tenho agora consciência que tudo não terá passado dum excesso de esforço para os músculos abdominais, habituados a um repouso de anos e agora despertos, de repente, para trabalho árduo. Queixaram-se e pregaram-me um tremendo dum susto.
Amanhã vou tirar a prova dos noves. Não vou desistir. Sou persistente, para me não chamar de teimoso, palavra feia por me poder conotar, de alguma maneira, com a pessoa que hoje dirige os nossos destinos, que também tem a mania de correr e também é bastante… persistente nas suas tomadas de posição.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Bolinha said...

Bem que cabeça para arranjar doenças.... não pense nisso elas aparecem sem agente pensar. tá melhor? Vá mas é á caça á pesca aparar a relva, etc etcbêjo

12/10/07 18:33  
Blogger CaCo said...

Aqui em casa, o rapaz, que sempre fez desporto e nunca deu descanso aos músculos, queixa-se das articulações. Após uma aula de ginástica ou de um "treinozinho" de ténis (de 2 horas) coxeia com dores. É por isso que o "mapling" é um desporto fantástico!

12/10/07 19:38  

Enviar um comentário

<< Home