quinta-feira, maio 03, 2007

A Pluma Doirada

Um amigo meu, homem de muitas e bonitas letras, reconhecido pelas estórias com que brinda, há alguns tempos a esta parte, os leitores de alguns jornais regionais alentejanos(Aqui), costuma dizer que há imensa gente a escrever bem por essa blogosfera fora. Acredito. Também já tenho constatado.
Não pode isso, porém, fazer com que as pessoas desistam do seu projecto pessoal de se encantar a si mesmo e aos outros com o seu verbo fácil e fecundo de imagens e emoções, que transportam como uma doença.
É bom que acalentem a esperança da descoberta. Que deixem a fantasia transpor o portal do recolhimento e recato. As suas memórias, as suas experiências, as suas estórias, o seu verso, deve ser espargido, como de água benta ou perfume se tratasse. Mesmo que escondido no recôndito das prateleiras e estantes de livrarias e bibliotecas, mas tendo conhecido o esplendor solsticial da lombada de papelão ou carneira, como timbre pessoal de talento reconhecido.
O livro pode ser negócio, mas é também remédio e alento. É palco de paixões e ódios, de enredos e artimanhas, de ternuras e desejos, de lutas e de paz.
De desassossego.
Eu, escrevo na água. Para que a prosa me lave. Para que corra para o mar, numa torrente imensa, que a todos inunde de limpidez. Para que por fim se afunde no negro do abismo ou se espraie no branco doirado do sol.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o meu amigo atinge o grau quase ideal da escrita - como eu (que estamos a alguma distãncia de sermos perfeitinhos)
Mas já é bom quando nos soltamos, quando escrevemos como se est.véssemos bêbedos.Ou drogados - penso eu!
Claro que tudo se afina com trabalho. E isso exige esforço, e sobretudo abdicar de muita coisa, muitos pequenos vícios que na aparência nos tornam a vida leve

Abração para si. E para o pessoal

3/5/07 20:05  
Blogger CaCo said...

Isto foi porque eu, individualizadamente, não lhe atribuí o prémio? (ah ah ah… sim, merece! Merecia a distinção.)

Quem sou eu para fazer juízos, que sei eu de escrita, mas gostei muito deste post.

E está para sair book? Já se está a preparar para a prendinha de Natal… uma mezinha para os custos? (hoje estou bem disposta, o que é uma bênção na minha vida!)

Bjufas.

4/5/07 09:41  
Blogger JR said...

Não tem nada que ver contigo nem com o facto de teres atribuído o prémio a outro blogue. Nem sabia disso.
Isto tem que ver essencialmente comigo e com o outro interlocutor que assinalei.
Não, não vai sair book de palavra de honra.
Fico-me pelas narrativas curtas. mas pode-se sonhar, ou não?

5/5/07 01:19  

Enviar um comentário

<< Home