terça-feira, maio 01, 2007

Carteira de Desemprego

Tão importante como ter uma carteira de títulos bem gerida é para os patrões e de certa maneira para os governos, ter uma carteira de desempregados ou de trabalhadores estrangeiros, ou ainda de trabalhadores com contratos a termo, “adequada às necessidades” de boicotar a acção dos sindicatos, retirando-lhe força e capacidade de mobilização.
É incrível como no Portugal saído da Revolução dos Cravos, se mantêm trabalhadores, nacionais e estrangeiros, sem vínculo, sem assistência social ou de saúde, sem seguro, sem garantia de mínimas condições de higiene e segurança no trabalho e com salários muito abaixo dos pagos a trabalhadores cobertos por contratações colectivas de trabalho ou acordos de empresa.
Muitos são sujeitos a condições verdadeiramente incríveis, no que respeita a alojamento e alimentação.
Inconcebível como por parte de membros do Governo, dito socialista, se faz propaganda aos baixos salários praticados para captar investimentos. Que investimentos? Que investidores? Que Governo?
Não sei o que as Centrais Sindicais disseram hoje aos seus associados, nem que promessas de lhes defenderem os interesses, fizeram!
Mas era bom que as cumprissem!
Era bom que a solidariedade social não fosse palavra vã!
Era bom que Maio fizesse cumprir Abril!
Como seria bom que se gerisse uma carteira de emprego, em vez de uma carteira de desemprego!

Etiquetas: