sábado, janeiro 27, 2007

Nós, os privilegiados!

Já me não lembrava como é bom andar de comboio.
Retomei um prazer que sempre me assistia quando apanhava regularmente aquele meio de transporte, para me deslocar semanalmente de e para Lisboa.
Viagem um pouco mais confortável do que então!
Muito menos gente agora. São todos ricos e fazem-se deslocar de carro. Chateiam-se nas filas de trânsito, correm riscos nas estradas, perdem a oportunidade de aproveitar duas horas, neste caso, para pôr a leitura em dia, para preparar trabalhos, para desfrutar a paisagem ou muito simplesmente dormir uma soneca reparadora.
Faltou-me, no entanto, aquele doce balançar do pouca terra, pouca terra. Agora é apenas um zumbir tornado rosnar, de vez em quando, ao passar entre margens mais altas.
Como privilegiado que sou, tenho direito a pagar apenas 25% do bilhete, em 1ª classe. Na bilheteira, apresento o cartão de identidade e, depois duma grande seca por parte do funcionário, este dá-me meio bilhete (o mesmo que pagam os felizardos dos velhadas com mais de 65 anos).
Não reparei logo. Já a bordo, o revisor que tem outro nome na CP que não me lembro agora, pediu-nos os bilhetes a mim e à minha mulher e os BI´s. Devolveu-nos tudo, depois de ter picado os bilhetes.
Mais tarde, abordou-me de novo, perguntando-me se a minha data de nascimento não era posterior a 42. Respondi que sim e então o revisor pediu-me de novo o bilhete e disse-me que afinal eu teria que pagar um adicional, já que o meu tarifário de 25% me obrigava a pagar mais 8 euros do que o valor que correspondia ao meio-bilhete. Perguntei, como assim?
E a resposta foi de que nos comboios rápidos, como o Intercidades, em que me deslocava, obrigava a que pagasse esse acréscimo.
Afinal o funcionário que me havia vendido o meio-bilhete até tinha querido ser meu amigo.
Não há dúvida, que nós os privilegiados, somos assim!
Quando se é, é-se em tudo. Até ¼ é superior, e bem, a ½.
Presumo que se um dia vier a andar no TGV, um quarto de bilhete deve custar o correspondente ao valor de três e meio atenta, que seja, a velocidade do dito!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger taizinha said...

E depois admiram-se da Matemática estar como está...
É por isso que estou como estou, as minhas contas são diferentes das dos outros ;-)

29/1/07 19:19  
Blogger JR said...

Há muito tempo que eu já desconfiava que a Mat tivesse destas coisas.
Para receber a Mat não é a mesma que para pagar, disso já eu tinha a certeza.
Bjufas

29/1/07 23:14  

Enviar um comentário

<< Home