quinta-feira, janeiro 18, 2007

Kong Hei Fat Choi

Kong Hei Fat Choi (Fonetização da saudação Cantonense -Língua de Cantão- de Feliz Ano Novo)

Este ano, no Calendário Gregoriano, celebra-se a entrada do novo ano chinês de 17 para 18 de Fevereiro. Falta um mês.
O Ano do Porco sucederá ao Ano do Cão no Calendário Lunar Chinês.
As festividades prolongam-se por vários dias e neste período é de tradição juntar-se a família, saldarem-se dívidas, fazer oferendas aos mais novos (lai si) e rebentar panchões para afastar maus augúrios.
Durante cerca de 15 dias não era uso pensar-se em trabalho ou negócios. Não sei se esta parte da tradição se manterá face ao desenvolvimento económico da China, que não deve permitir este tipo de displicências.
Na noite de mudança de ano, os trastes velhos são deitados fora, a maior parte das vezes pela janela, havendo riscos sérios de passar debaixo de edifícios muito altos. Há uns anos atrás, o Porto Interior de Macau chegava a abrigar mais de três mil juncos neste período. As suas águas após a saída daquelas embarcações, ficava pejada de toda a espécie de lixo que se possa imaginar.
O massame velho dos navios, redes e outros artefactos de pesca estragados, constituíam uma preocupação dos Serviços de Marinha nos dias seguintes dos festejos, por constituírem sério embaraço para a navegação de comércio.
A comunidade de origem portuguesa, juntava-se aos chineses nas celebrações, durante três dias. Os Casinos abriam as suas portas aos funcionários públicos e militares ali em serviço, que podiam nesse período perder esperanças, acumuladas durante doze meses, de ver a sua vida mudada de vez, por um golpe de sorte em jogos de azar.
Esse atestado de menoridade era celebrado com sofreguidão e desatino. O próprio Governador dava o pontapé de saída. Havia quem não dormisse durante esse período de desfadiga libidinosa.
A árvore das patacas sempre foi e continua a ser um sonho dos Portugueses lá, como cá.

Etiquetas: