sábado, dezembro 23, 2006

O Natal lá no sítio

Imagem tomada do site

O Médio Oriente e a Mesopotâmia, são palco de eventos trágicos e religiosos desde há milénios. É estranho, que havendo lugares na Terra bem mais aprazíveis que os citados, quer pela paisagem envolvente, quer pelas civilizações estabelecidas e desenvolvidas, quer pela situação estratégica, ali se tenham travado e se mantenham dos mais duros combates político-religiosos da História da Humanidade.
As razões de hoje não terão sido as de outrora, mas não há dúvida de que algo especial faz com que as tensões espirituais e materiais se conflituem naqueles locais, tão perto e tão fora da Graça dos Deuses.
Deus uno com várias faces ou a face de vários Deuses? Na mesma área, na mesma cidade se congregam e se entrelaçam as vidas e os destinos de três diferentes religiões que no seu conjunto arregimentam a maioria de fiéis em todo o Mundo.
Por aquelas bandas se guerrearam egípsios, filisteus, hebraicos, assírios, babilónicos, persas arqueménidas, ptolomaicos, selêunidas e romanos. A região integrou o Império Bizantino. Esteve debaixo do jugo turco. O mundo islâmico dividiu-se após guerra civil entre Sunitas e Xiitas e outras confissões menores dissidentes, que se espalharam do Iraque, à Síria, ao Irão, Afeganistão e dali ao restante espaço muçulmano.
Por ali se cruzaram durante os séculos XI a XIII as hostes cristãs nas suas cruzadas contra turcos e árabes, com o intuito de reconquistar a Terra Santa e Jerusalém.
Das sete cidades sagradas do Islão, cinco situam-se entre o Iraque e o Irão, com Jerusalém de permeio, cidade reclamada por Cristãos, Muçulmanos e Judeus como sua.
Em Maio de 1948 é criado o Estado de Israel, pela mão dos Ingleses.
Por ali se estendem quilómetros de “pipelines” que fazem andar as economias de todo o mundo, enchem os cofres das petrolíferas e doiram os palácios reais dos novos califas.
Judeus americanos e Judeus israelitas unidos na nova cruzada contra a hegemonia árabe da região, os primeiros a tomar conta dos “pipelines” e a pagar a segurança dos segundos.
Por aquelas bandas deu à luz Maomé!
Por ali nasceu Jesus!
Por ali já houve Natal!
Por acaso?

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem sempre é uma questão do sítio...mas ajuda a perceber as nossas origens e consequentemente a nós próprios.

10/1/08 05:20  

Enviar um comentário

<< Home