sábado, julho 04, 2009

O Totem do Lobo

A minha leitura de férias introduziu-me no mundo do lobo. As estepes mongóis e o idolatrar do lobo.
A luta entre o equilíbrio da Natureza pela sabedoria e cultura populares e o desequilíbrio civilizacional.
A defesa das pastagens como principal preocupação das gentes das estepes. O ecossistema perfeitamente dependente da vitalidade da pastagem. O lobo como fiel da balança. Matando os herbívoros excedentários, garantindo a sobrevivência da pastorícia e da população nómada a ela dedicada.
Há milénios. Num respeito mútuo.
O desconhecimento chinês desta realidade e o forçar da vontade popular.
A luta dos descendentes de agricultores contra os pastores e caçadores indómitos das estepes.
A luta entre os vegetarianos e os comedores de carne. Entre carneiros e lobos. A fraqueza dos primeiros contra a força destes.
Entre os seguidores de Mao e os descendentes de Gengis Khan.
Tudo isto vivido e contado por um chinês convertido.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

depois de ler o livro eu me apaixonei por lobos, tanto que agora é o meu animal favorito. é um livro muito legal de se ler

13/11/11 17:23  

Enviar um comentário

<< Home