terça-feira, junho 09, 2009

O Caldo Alentejano


O Santo António afinal sempre vai fazer o milagre de trazer de volta o Verão.
Por estas bandas, lá para sexta-feira, o termómetro deve rondar os 40ºC com ventos fracos, o que vai impor um semicúpio em toda a tarde.
Já cá faltava este calorzinho de Junho que o meu imaginário atirava lá mais para o S.João, durante os festejos da cidade de Évora, que culminam no S.Pedro.
A idade para o suportar é que é outra.
Há mais de meio século, com o finar das aulas por esta altura, para quem não tinha exames, começavam as idas ao Degebe, aos poucos pegos que nesta altura ainda tinham alguma água para dar umas braçadas, forma iniciática da natação naquela época.
Em alternativa só o tanque de rega do Albergue Distrital, nos Canaviais, com a sua água coalhada de limo verde e com alfaiates navegando sobre ela.
Quem lhe sobrevivia, estava vacinado para o resto do ano.
O veraneio, naquele tempo, era só para alguns felizardos, cuja abastança e disponibilidade familiares, lhes permitia essas mordomias. A maioria quedava-se pelas redondezas com idas à pesca nas poucas barragens existentes e refrescando-se como podia nos rios e nas ribeiras.
De qualquer forma é tempo de calor e em vésperas solsticiais é de esperar que assim seja. Cumprem-se os desígnios da Natureza e só temos que nos alegrar pela possibilidade de os ir acompanhando, enquanto nos for permitido.

Etiquetas: