sábado, maio 30, 2009

Ginjinha....com elas!

Este ano, foi para mim o ano mais gratificante em termos de produção frutífera.
Pela primeira vez, uma das frutas que mais aprecio, a cereja, deu para me deleitar a comer nelas e, ainda deu para distribuir pelos colaboradores e amigos, numa produção global que deve ter rondado os vinte quilos.
Isto tudo além duma cerejeira que deixei propositadamente desprotegida de rede para alimentar um bando de melros salafrários que me não dão descanso ao pomar.
Já pensei em usar dos meios cinegéticos para lhe pôr cobro, mas depois não sou capaz. Faltar-me-iam as suas cantorias de sol rasante – nascimento e ocaso – para meu conforto e encanto.
Além das cerejas, também as nêsperas ou magnórios, para os ouvidos sensíveis do pessoal do Norte, saíram de boa qualidade e paladar, furtando-se uma das nespereiras a uma programada poda pela raiz, como diz o meu amigo Graça.
As framboesas começaram também a produzir em força e qualidade, como já vem acontecendo há alguns anos.
As perspectivas do resto das fruteiras não são nada más, apresentando-se as pereiras e macieiras com os frutos grados e aparentemente sãos e as videiras a limpar bem.
Resta esperar que os figos não sejam dizimados pelos desalmados estorninhos que nem os costumam deixar amadurecer na árvore.
Estes pássaros, fazem-me lembrar algumas pessoas que debicam onde podem e onde não devem com a única diferença de que estas não deixam rasto ou, quando eventualmente o deixam, outras se encarregam de apagar.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger platero said...

as cerejas são ótimas. Verdadeira produção de paraíso. A mim tocaram-me seguramente perto de 2 quilos.
Mas estimar a produção em 10 vezes mais, meu prezado a amigo, isso é que já me parecem cálculos daquilo que o senhor também é exímio:
caçador/pescador

abraços - para si e para a caprichosa cerejeira

30/5/09 11:40  
Blogger JR said...

Tinha-lhe falado de facto em dez quilos, mas depois comecei a fazer contas e cheguei à conclusão de que era para aí o dobro.
Apesar de caçador , pescador e com outros atributos, estou em crer que não menti, pelo menos, muito.
Abraço ao quilo.

30/5/09 17:51  

Enviar um comentário

<< Home