quarta-feira, março 18, 2009

Automóvel preto ou condutora loira?

Há alguns anos, foi-me contada uma situação vivida pelo próprio narrador, na altura marinheiro encartado da TT, de ascendência africana, prestando serviço a bordo dum ferryboat entre Cacilhas e o C.Sodré.
Entre as suas tarefas, contava-se a arrumação dos carros durante o embarque e depois da atracação na outra banda o seu encaminhamento ordeiro para a saída.
Nesse dia o seu camarada de turno encontrava-se à entrada mandando os carros esperar enquanto o que o antecedia era arrumado, só depois lhe dando ordem para entrar no barco. Ele, na altura desta ocorrência, estava no parque ajudando os condutores a arrumar os veículos da melhor forma.
Foi ordenado pelo seu colega a um automóvel conduzido por uma senhora, ainda jovem, que entrasse.
O carro entrou no ferry e foi parar ao lado do narrador desta estória. Este, ao ver que a condutora tinha desligado o motor do carro, perguntou-lhe o porquê de tal acto já que havia que manobrar para arrumar ao lado do outro carro já estacionado.
Resposta da condutora no tom mais natural do mundo: - O seu colega à entrada disse-me para arrumar ao lado do preto.
É claro que o carro ao lado do qual a senhora deveria estacionar o seu, tinha a cor preta. Daí o engano, perfeitamente justificado segundo o protagonista e narrador, que contava esta estória com a maior naturalidade do mundo, glosando a situação em que a condutora se tinha deixado cair.

Etiquetas: