quinta-feira, novembro 27, 2008

Época de tintos...bem bebidos

Outono/Inverno, época de gastronomia farta em tempo de “vacas magrérrimas”.
Por todo o lado convites a uma boa degustação, nem sempre recomendável por razões que se prendem não só com a carteira mas, e especialmente, com a idade e a fragilidade de alguns dos órgãos que nos vão suportando.
Mas quem pode resistir a uma boa ementa de caça, a uns doces de castanha, a umas regadelas com um tinto tão natural como a nossa sede?
Aqui mesmo à minha volta são vários os eventos que apelam a uma escapadela às regras rígidas duma alimentação saudável e austera.
Há umas duas semanas foi a semana gastronómica de Arraiolos, com petisquinhos do melhor que se fabrica para o colesterol, o ácido úrico e diabetes, para quem as tem.
Amanhã inicia-se em Estremoz a festa da gastronomia de luxo alentejana “A cozinha dos ganhões”, que atropela e mata qualquer regime alimentar estabelecido.
No Sábado e Domingo próximos realiza-se aqui, na Igrejinha, a tradicional festa com concurso de vinhos amadores, sopas e doces regionais, que costuma animar a acalmia que por aqui reina na quase totalidade do ano.
Toda a gente da terra se esfalfa, consultando a memória de familiares na descoberta de sopas e doces que tenham a genuinidade que se lhes impõe e na confecção que os distinga.
Quanto aos vinhos amadores também lá estarei com o fruto da minha teimosia asinina e serôdia, com um tinto capaz de ser mastigado.
As condições de adega de que disponho não me permitem levar a concurso um vinho já com a fermentação maloláctica concluída mas espero, apesar de tudo, que a minha participação se não quede por um falhanço como o do último ano.
Depois darei notícias.

Etiquetas: