quarta-feira, maio 09, 2007

Expressão Curiosa

Existem expressões curiosas que definem de forma clara algumas situações, embora com termos que não são os normalmente utilizados.
Uma filha minha, referindo-se a uma dor que tinha no globo ocular, dizia que era dor de nódoa negra.
Outra expressão que se ouve com alguma frequência é ter a boca a saber a papéis de música.
Duvido que alguém conheça o sabor da pauta musical dos nocturnos de Chopin, ou duma ópera de Wagner.
Talvez seja exactamente essa a razão da expressão. Ninguém sabe definir bem o modo como as suas papilas gustativas expressam os sabores, depois duma noitada de copos.
Olhar vazio, é também uma forma de definir a vacuidade de interesses do mundo que rodeia o seu portador.
Estar vidrado em alguém ou nalguma coisa, dá ideia da fragilidade em que a pessoa se encontra em relação ao objecto do seu afecto.
Há outro tipo de referências que têm que ver com ideias feitas que todos temos sobre determinados lugares, ou determinadas pessoas.
Surgem assim designações como a árvore das patacas, significando dinheiros fáceis, relacionados com Macau, onde a moeda corrente era e julgo que ainda continua a ser, a pataca.
Não percebo bem porquê, pois estive em Macau quatro longos anos e as patacas que lá ganhei, mal chegaram para cobrir as despesas.
Ainda ligadas a Macau aparecem expressões como dar ar ao passarinho, de cariz brejeiro, embora naquela terra dar ar ao passarinho esteja directamente relacionada com o dito, levado a passear em gaiolas por jardins ou outros locais arejados, e raspas de corno, esta relacionada com uma prática terapêutica chinesa para tratar a impotência sexual masculina, significando coisa nenhuma. Estas fazem sentido.
Todo este tipo de enfeites linguísticos representando, embora, lugares comuns, dá à conversa escrita ou falada uma precisão que raramente se consegue sem o seu recurso.
Falar, falar e não dizer nada, foi exactamente o que hoje aqui aconteceu.
Uma expressão curiosa.

2 Comments:

Blogger CaCo said...

Deliciosa a nossa língua e as nossas expressões.
Para melhor se embrenhar nas nossas mais fantásticas expressões idiomáticas, nada como uma visitinha ao site da Bell, Tira-Teimas: http://bell-tira-teimas.blogspot.com/

10/5/07 14:09  
Anonymous Anónimo said...

escrever bem sobre coisas sem interesse é mais útil do que escrever mal sobre coisas aparentemente interessantes.

o tal abraço

10/5/07 19:38  

Enviar um comentário

<< Home