quarta-feira, abril 11, 2007

Palavra "au gratin" e "au sauté"

As conversas sociais e de cerimónia nunca foram o meu forte.
Gosto muito de conversar com pessoas amigas, trocando pontos de vista e experiências, arejando ideias, contando estórias, de alguma forma desfrutando o prazer da companhia.
Conversar é falar e saber escutar.
Nada de mais aberrante e anti-social do que falar por falar, sem ouvir, dizendo coisas de conveniência, para preencher espaços vazios de conteúdo e calor humano. Conversar é conviver, é partilha mesmo em antagonismo. É aceitar, replicando. É rejeitar, retrucando.
Muitos anos se passaram. Um camarada mais antigo que comandava um navio pequeno em comissão, tinha com o pessoal que comandava um relacionamento distante e frio no trato.
O seu imediato convidou-me para ir almoçar a bordo, convite de pronto aceite.
Na pequena câmara de oficiais tomei o lugar de honra ao lado direito do comandante e cedo percebi que só eu praticamente falava, sendo as respostas recebidas quase monossilábicas, numa economia de palavras que começou a incomodar-me.
Achei estranho as minhas conversas serem praticamente só com o comandante, quando havia sido convidado pelo imediato.
Os assuntos pareciam às vezes não terem relação com o que se acabara de dizer.
Senti-me um pouco forçado a falar de coisas que pouco ou nenhum interesse me despertavam e acabei por emudecer.
Entendi no final do almoço, que o convite me fora formulado para quebrar o gelo existente à mesa, em que as conversas eram de plástico, impostas de alguma forma pelo comandante, que exigia que se falasse durante as refeições, mesmo que as conversas não interessassem a ninguém.
Nunca me tinha acontecido semelhante situação. Num navio tão pequeno, em que tudo era partilhado, quer se quisesse quer não, ter que falar por obrigação, era penitência demasiada para os pecados cometidos.
Nem o pecado da gula suportaria tamanha imposição.
Já sozinho com o meu amigo e companheiro de infortúnio, que me havia convidado, só não lhe chamei boa pessoa!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Bolinha said...

Eu acho que lhe tinha apertado o pescoço,bêjo.

12/4/07 00:35  

Enviar um comentário

<< Home