sexta-feira, março 09, 2007

"Pincelada Brasileira"

Aquando da estadia da "Sagres" no Brasil em 1969, vivia-se naquele país o flagelo da ditadura militar, com uma repressão diabólica, as cadeias cheias de presos políticos e uma inflação maluca. Os preços das coisas chegavam a aumentar mais de uma vez por dia. Assistiu-se pela TV, praticamente em directo, a um ataque bombista a essa estação emissora.
Num desses dias, no Rio de Janeiro, houve um assalto a um Banco na Avenida Rio Branco, em pleno dia, com desvios de trânsito provocados pelos assaltantes, que assim evitaram a perseguição policial,
atrapalhando o tráfico.
Tudo isto se fazia em nome da revolução e com o propósito do seu financiamento.
A Sagres, atracada num cais da Praça Mauá, foi visitada por milhares de pessoas, na grande maioria Portugueses, saudosos da Pátria.
Impressionou-me, no entanto, uma professora brasileira do ensino básico, que com os seus pequenos alunos visitou o navio e não perdia oportunidade para lhes fazer acreditar na grandeza do Brasil, nas suas potencialidades e nas suas especificidades de país multirracial, que ela considerava o melhor da herança portuguesa.
Falava dela com verdade e sem respeito.
A propósito, referiu uma piada que se contava nos bastidores da política, que por força ainda da referida herança, o Brasil crescia de noite enquanto os políticos dormiam.
Acredito piamente nisso. Julgo que teremos que pedir a receita.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Bolinha said...

Eu continuo na minha tanta memória dava um livro, só as memórias da Sagres para começar...
Hoje vi um livro que gostava de lhe oferecer,mas aqui nem quando os politicos dormem os trocos crescem ah ah ah bêjo.

9/3/07 19:45  
Blogger JR said...

É preciso a receita.
Temos que saber como se enxofra. Sem isso está visto que não dá!
Um abraço

10/3/07 11:46  

Enviar um comentário

<< Home