terça-feira, dezembro 12, 2006

Décimas Natalícias

Peço desculpa a todos os poetas populares alentejanos e especialmente Igrejinhenses que se exprimem neste tipo de rima, pelo atrevimento de o utilizar desta forma. Mas faço-o como um tributo à mestria e encanto com que o fazem. ZJ

Mote:

Em bom estilo da Igrejinha Umas décimas vou dedicar Nesta quadra que se avizinha A quem nos está a governar

Nas festas da Padroeira, Desta terra os devotos Expressam os seus votos Agradecem desta maneira Fazendo disso bandeira À sua Santa Madrinha Na rua fazem altar E diante do seu Pendão Mostram a sua devoção Em bom estilo da Igrejinha

Também assim eu quero Desta forma expressar Dizendo a versejar O quanto de vós espero O quanto eu sofro e tolero E como sou capaz de aturar Mas eu vos quero lembrar Tomai pois atenção Em jeito de sermão Umas décimas vou dedicar

Lá longe na Nazaré Jesus numa gruta nasceu No Céu uma luz se acendeu Par’aqueles que têm fé E para os pais Maria e José. Era bom, penso eu na minha, Da forma como isto caminha Que todos pudéssemos ver No Céu uma luz aparecer Nesta quadra que se avizinha

Mais importante que dizer Diz o povo e tem razão Sem rancor, mas com emoção, É certamente o fazer No Céu uma estrela aparecer Que nos ajude a reencontrar E a dignidade ganhar É um presente que merecemos E um repto que fazemos A quem nos está a governar

ZJ 12.12.2006

2 Comments:

Blogger taizinha said...

No próximo Verão não deve escapar à declamação... mas terá de terminar: Que faremos com este Governo, Nossa Senhora da Consolação?

13/12/06 19:43  
Blogger JR said...

Boa, mas não me meto nisso! Isto é apenas uma brincadeira, que me dá algum gozso.
Bjufas

13/12/06 20:48  

Enviar um comentário

<< Home