quinta-feira, novembro 23, 2006

Hoje, cavo eu!

Esta imagem foi retirada deste site
Este meu retiro para o Alentejo, tem-me devolvido a serenidade e a calma que me devia a mim e aos outros, na medida em que voltei a ter contacto com as coisas simples. Não há mais que fazer de conta, não existem mais constrangimentos. A vida passou a ter o ritmo normal, sem filas de espera, sem corridas nem paragens forçadas. O bioritmo estabilizou. Faço coisas que nunca havia imaginado. Estou quase um artesão. Reparo portas e janelas, conserto candeeiros e tomadas, manejo com alguma facilidade ferramentas, que há algum tempo atrás constituíam para mim equipamentos de tortura. E não me irrito quando tenho que repetir o trabalho ou a mão me falha. A minha mãe costumava dizer que onde eu punha a mão, tirava Deus a virtude. Deus passou-se para o meu Clube e às vezes já peca. Há quatro anos que fazemos vinho, que já começa a ter fregueses certos entre familiares e amigos. Não dá para mais, nem era intenção que desse. Mas diverte. Mas faz a gente querer melhorar e, sobretudo, esperar pelo ano seguinte com ansiedade. Agora estou metido num grupo que se propôs tentar uma incursão pela agricultura biológica de subsistência. Não se aprende muito, mas trocam-se impressões e experiências, ouvem-se estórias de pasmar. Neste grupo, todo ele de idade avançada e de experiências de vida distintas, há vontade de estar, de ouvir e de falar. Não acredito que haja muita vontade de mudar o que quer que seja, mas o facto de as pessoas terem ali um local e uma hora de encontro duas vezes por semana, é importante. Fala-se da vida vivida e também daquela por viver. E também se sonha! Que hoje somos mais ricos que ontem e provavelmente menos do que amanhã! Dali quase seria possível governar melhor o País, porque se acredita nas pessoas mais do que nos números. Porque se não faz da experiência letra morta!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger LUA DE LOBOS said...

que delícia de texto ::)) ai como me apetecia ir fazer um retiro aí perto de ti...
porque conseguiste transmitir o teu "estar" tranquilo e a viver mesmo... sim, porque isso é viver !!
xi
maria

23/11/06 09:58  

Enviar um comentário

<< Home