sexta-feira, outubro 27, 2006

Eles não sabem, nem sonham...

A Citação de hoje deste blog - "Nada de grande se faz sem sonho" - pertencente a um senhor, de sua graça, Ernest Renan, um desconhecido para mim, tem em si um pressuposto - é necessário sonhar. Sem isso, nada de grande é possível realizar. E aí está a dificuldade. Como é possível ter sonhos sem que, de pronto, virem pesadelo? Um dia sonhei com um país fraterno e solidário. Estupidez de sonho. Onde fui buscar tal coisa?! Existe isso porventura?! Onde?! De facto, só em sonho! O que há na realidade? Olhando em volta, apercebemo-nos de que: só não te piso se não puder; pensas que és mais esperto que os outros armando-te em defensor dos fracos e oprimidos; julgavas tu que isso de trabalho garantido, de férias pagas, de segurança social iria durar sempre; de que as mulheres não teriam mais que se preocupar com gravidezes indesejadas; e essa estória de teres que preparar as aulas, de teres que dar apoio aos alunos mais dificeis, de teres lugar numa escola ao pé casa, de precisares de descansar a cabeça durante dois meses de férias - não querias mais nada; de que para trabalho igual, salário igual; de que a hierarquia seria a da competência, que os teus vencimentos seriam os adequados ao trabalho realizado;
e nós, que temos uma empresa para dirigir e que não temos tempo nem para nos coçarmos por tua causa, que passas o tempo a reclamar sobre as condições de trabalho, sobre os lucros que a empresa tem e de que também devias ser parte interessada, porque metes baixas por tudo e por nada - sabes quantas vezes este ano estiveste doente, sabes - por acaso até só foram duas; e a tropa era melhor que fosse mas era para o Afeganistão ou para o Iraque, em vez de estar para ali sempre a falar do seu estatuto, da sua condição de empenho total com sacrifício da própria vida - eu também fiz o serviço militar e obrigaram-me a andar de rastos, a comer capim e beber água da bolanha - não queriam mais nada ter licensa de uso e porte arma sem ser preciso meter o papelinho como os outros e sujeitarem-se a ter que tirar o registo criminal - não quereriam também licensa para um missilzinho já agora; mas podes contar comigo, basta que deixes pôr o teu nome aí numa listinha sem importância nenhuma; deixa lá não te preocupes eu tenho lá um amigalhaço que vai desenrascar-te; já sabes que podes contar sempre comigo mas de facto estou agora numa fase má da minha vida e não me convinha fazer muitas ondas, sabes como é; os amigos são para as ocasiões, deixa lá se não for agora, será para a próxima.
Diriam os nossos irmãos transatlânticos: sonho lindo dji morrê!